18 março 2009

Fazer o pino no Rio Seco

À porta de minha casa, na Rua da Maianga

Por trás da minha casa em Luanda, havia um parque conhecido por Rio Seco porque ficava junto a uma larga conduta de água em cimento, sem cobertura, que parecia o leito de um rio e que a maior parte do tempo estava vazia.

Lembro-me que existia lá um ringue de patinagem para onde, de vez em quando, ia jogar hóquei com o meu primo Nelito. Sim, que nós tínhamos patins, sticks, bola e queríamos ser jogadores “a sério”. Havia também relvados, baloiços, escorregas e outros brinquedos para os miúdos.

A recordação mais marcante que tenho desse parque foi um braço torcido. Armei-me em artista e tentei fazer o pino mesmo sem saber. Torci o braço e tive dores fortíssimas o resto do dia. Como não passavam, o meu avô Fernando levou-me a um desses milagreiros em vias de extinção conhecidos por “endireitas”, que além de recolocar tudo no seu devido lugar me ofereceu um saco cheio de rebuçados, fazendo quase valer a pena ter deslocado o braço.

Nunca esqueci este episódio, de tal forma que tive sempre medo de voltar a tentar fazer o pino. Ainda hoje não sei fazê-lo. Mas já prometi a mim próprio que quando lá voltar vou tentar. Nem que seja para marcar o meu regresso.

3 Comments:

Blogger MP said...

ah! afinal há mais malandros a tentar fazer o pino!
de vez em quando vale a pena, quanto mais não seja pelo gozo de ver tudo ao contrário.
eu fazia-o muito bem quando era criança e adolescente. mas agora falta-me a coragem ;)

beijo

21/3/09 13:58  
Blogger Paulo said...

Faz-me lembrar um episódio... quando era criança, gostava de me atirar de cabeça do 1º andar para o chão da rua, porque recebia um iogurte nas urgências, que eu depois deitava fora (vulgo, exortação do esófago), e lá vinha outro...que eu voltava a "virar"...e...

(estou na tanga)
(agora p'ra'lgo inteiramente sério)

Ó Nando, convenhamos, fazer um pino num Rio seco, é uma atitude tão racional e lógica quanto eu fazer pesca de tubarões com uma fisga de madeira e elástico. Bom... haverá diferenças... o endireita colocou-te o braço no sítio, eu teria primeiro de reaver o meu...

Ah, obrigado por voltares a escrever...

Abraço do Fialho

22/3/09 02:05  
Blogger Fernando said...

Mano, para que fiques a saber a "Zona Verde" que é como se chama esse parque perto da tua casa ao fim de 30 anos de total abandono vai ser reabilitada. Fomos nós quem fez o levantamento topográfico e cadastramento do que existe actualmente e as obras de recuperação devem estar para muito breve. Isto tudo para dizer que muito provavelmente quando vieres vais poder torcer de novo o braço no teu parque agora renovado e recuperado.

A clinica do Alvalade é ali muito perto. (hehehe)

Um enorme abraço

Fernando

21/9/09 14:52  

Enviar um comentário

<< Home