21 dezembro 2008

Fogo, A Mota É Linda

É no estado que a foto retrata que se encontra actualmente a antiga fábrica de motorizadas FAMEL e ZUNDAPP, perto de Águeda.
Sinal dos tempos, as outrora marcas de sucesso não são hoje mais do que uma recordação para os maiores de 30 anos, pelo menos. Em breve será impossível ver nas nossas ruas ou estradas as míticas máquinas conduzidas por bigodudos de fato-macaco sujos de tinta, meias brancas com dupla lista colorida, manchas de pó de cimento e kikos fluorescentes na cabeça com o autocolante da praxe a dizer "Racing".
As próximas gerações não poderão fazer a piada de perguntar o que querem dizer as iniciais FAMEL porque já ninguém conhecerá sequer a marca.
Mais do que brincar com os nossos trolhas motoqueiros, faz-me pena ver que uma região inteira desaparece. Viveu durante décadas da metalo-mecânica e hoje é um amontoado de esqueletos espalhados pela paisagem.
No centro das cidades próximas, as lindas casas antigas estão hoje abandonadas, as janelas e portas dos andares inferiores foram tapadas com tijolos e as dos andares cimeiros servem apenas de fuga para os ramos das árvores que já nasceram no seu interior.
Retratos de um país moribundo.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não é FOGO!!!

É FODA-SE!!!

22/12/08 13:44  
Anonymous Anónimo said...

"...máquinas conduzidas por bigodudos de fato-macaco sujos de tinta, meias brancas com dupla lista clororida, manchas de pó de cimento e kikos fluorescentes na cabeça com o autocolante da praxe a dizer "Racing"."

AHAHAHAH....cunhado, escrevo mais quando estiver com os maxilares menos doridos...AHAHAH...hihihihi...


Abraço do Fialho!!

10/1/09 13:59  

Enviar um comentário

<< Home