13 outubro 2008

O meu tio Adérito

Quando eu vivia em Luanda ia de vez em quando com os meus pais a Nova Lisboa, actual Huambo, onde aproveitávamos para visitar o Tio Adérito, figura ímpar da família, irmão da minha avó materna. (à direita na foto, com os meus avós e a minha mãe, no dia em que embarcaram todos para Angola em 1946).
Enfermeiro de profissão e grande apreciador de automóveis, era para os seus pacientes mais seguro e confiável do que jamais qualquer médico conseguiria ser. A vida corria-lhe muito bem o que lhe permitia trocar de carro “como quem troca de camisa” e, segundo rezam as crónicas, o número de carros que já tinha tido só encontrava rival na quantidade de corações que tinha conquistado. Era, em suma, o galã da família: simpatiquíssimo, o charme em pessoa.
A minha tia era a alegria de viver. Pelo menos é essa a lembrança que tenho dela. Sempre a rir, sempre bem-disposta, riso contagiante, bem-humorado, sincero e acima de tudo bem ruidoso.
A descolonização e o regresso a Portugal afastou as famílias e nós não fomos excepção. Não vi o meu tio durante muitos anos, cerca de trinta. Este ano, durante as férias no Algarve, fiz questão de o ir visitar. Viúvo, vive só mas tem a ajuda de uma empregada e das vizinhas mais simpáticas. Recebe imensos telefonemas diários de familiares e amigos que lhe vão alegrando os dias. Tem dificuldade em ver, o que o impede de ler, uma das suas paixões de sempre. Mas continua a adorar conversar. E como é difícil encontrar hoje em dia um bom conversador. Aborda qualquer tema com grande conhecimento e evidente satisfação, ajudado por uma memória prodigiosa de fazer inveja aos mais novos.
Já não tem um último modelo topo de gama, tendo optado por um pequeno utilitário que ainda conduz pelas ruas de Lagos apesar dos seus 101 anos.
Sim, leram bem! 101 anos!
“Parabéns tio Adérito”, disse-lhe eu ao telefone na semana passada. “Se não for antes, falamos de hoje a um ano”.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para quem aprecia leitura, o dom da escrita é tudo. Parabéns

14/10/08 08:50  
Blogger Paulo said...

Bem haja, Tio Adérito!
Bem haja, Fernando!
Bem haja, Bloggers!
Bem haja, Escritores!
Bem haja, os chineses e os inventores da tinta permanente!
Bem haja, o Sargenor e o Cerebrex!

14/10/08 10:55  

Enviar um comentário

<< Home