07 dezembro 2006

"Velhos" mas com juízo

A partir do momento em que se começa a trabalhar, em que se entra para a vida activa como pomposamente se diz agora, em que se casa, em que se tem filhos, nada é como dantes! (Quem terá sido o gajo que disse isto pela primeira vez? Não é que a expressão tem pinta!)
Mas como estava a dizer, nada volta a ser como era (Esta também é boa!). Não voltamos a ter disponibilidade ou apenas disposição para fazer certas coisas que até então eram banais, frequentes e quase obrigatórias de tão rotineiras.
Refiro-me por exemplo a passar uma noite com os amigos do costume a jogar cartas, despreocupadamente, até quase ser dia.
No sábado passado juntámos a “velha guarda” (quase toda…), o velho baralho, uma garrafa nova e aí vai disto até às quinhentas. “Quem é a baralhar? Casa, que és tu a dar!”
Mais do que pelo entusiasmo do jogo, foi bom porque matámos saudades uns dos outros. Alguns não se encontravam há muito tempo e a última vez que nos tínhamos juntado todos foi há cerca de sete anos.
E fiquei feliz por outra razão. Nós que enchíamos cinzeiros atrás de cinzeiros durante uma noite, ao ponto de quase não nos vermos no meio do nevoeiro, deixámos todos de fumar (ok, falta um, mas de castigo aguentou só com um cigarro toda a noite) e nesse aspecto foi como se cada um tivesse direito a um ás de trunfo.
Uma nota final para o “dia seguinte”: as pálpebras (pronto, ok, a cabeça toda!) pesam muito mais agora, depois de uma noite em claro, do que na altura. Mas valeu a pena.

2 Comments:

Blogger jacky said...

também tenho saudades das tardes a jogar cartas com o pessoal da praia... eram barracas e barracas alugadas seguidas por pessoal amigo que ja nao vejo há anos...
beijinhos

7/12/06 18:14  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, mas isso de já não serem fumadores, já não tem tanta piada.
Fixe, fixe, era continuarem a encher cinzeiros com a nuvem de fumo a pairar sobre as cabeças, tipo filme da mafia em reunião para um joguito de poker... (hi, hi, hi)
Beijos

7/12/06 18:28  

Enviar um comentário

<< Home