Cabo Verde - Diário de Viagem III
10.06.2006 – Sobre os Insectos
Hoje achei por bem abordar um tema didáctico, do género de uma aula de Ciências da Natureza, para falar um pouco sobre a fauna de Cabo Verde. Que não é muito diversificada.
Em termos de peixe, a escolha resume-se quase sempre à opção entre o peixe-serra e o atum fresco, raramente acrescida de uma terceira opção de marisco.
É também pouco frequente verem-se cães nas ruas. E não me parece que as pessoas os tenham dentro de casa num clima daqueles. Lembro-me de apenas ter visto um ou dois dignos representantes da raça vira-lata.
Já quanto aos insectos, multiplicam-se em enxames insuportáveis, embora agrupados em duas categorias significativas: os escaravelhos e os besouros.
Os escaravelhos são feios, muito negros, de pequeno porte e são provenientes de países africanos: Quénia, Nigéria e Gana principalmente. São desprezivelmente insignificantes mas agem com instinto predador, agarrando-se a qualquer besouro que lhe apareça à mão, dificilmente o largando antes de conseguir dele a boleia pretendida. Escolhem o seu habitat em zonas de difícil acesso, sem higiene, de dimensões reduzidas, em resumo, de aspecto repugnante.
Os besouros são brancos, de porte variado e são comparados ao goraz devido à forma inchada que os seus olhos apresentam pela manhã. Viajam da Europa à procura de calor, que encontram sob várias formas: a climatérica e a causada pela fricção, junto dos escaravelhos. Iniciam assim o acto de acasalamento, que podem até vir a repetir.
Existe também um outro tipo de besouro, conhecido como Solitário. Não partilha o seu habitat com nenhum outro da sua espécie, raramente permite o contacto sonoro mas os estudos efectuados ao espécimen encontrado não permitiram determinar com certeza se terá permitido o contacto directo com algum escaravelho.
Além dos mencionados, vi também uma borboleta que de tão bela e desejada se deixou levar pelos maus ventos. E nem abanando as suas lindas asas consegue evitar que nela pouse, agora, um qualquer besouro.
Força borboleta, mereces mais do que todos os besouros e escaravelhos juntos!
3 Comments:
Óptima aula de "insexoologia" (ups! enganei-me era insectologia que pretendia escrever).
Fiquei curiosa na parte da Borboleta!!!
Mano André Kamanga,
Tive o pervilégio de baptizar esta espécie de bicharada...a escravelhada....cada vez que me lembro do outro...estive a soldar toda a noite, dizia ele!!!! que grande cromo!!!!
Abraço,
Rui Damião
OLA AMIGO
Pequeno comentario:
BESOUROS???? ESCARAVELHOS???
De Noite até os Ursos são Pardos!!!
Enviar um comentário
<< Home