08 março 2006

Dia da Mulher

Uma Rosa de Porcelana da minha terra para todas as mulheres do mundo. Todos os dias deveriam ser o Dia da Mulher.

Um beijo a cada mulher importante na minha vida.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este dia marca um acontecimento, infelizmente trágico, mas relevante para o reconhecimento da importância da Mulher. No dia 8 de Março, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Neste dia as atenções viram-se para a Mulher e o seu papel na sociedade, para a sua dignidade e coragem. Mas nós não precisamos de nenhum dia específico. O nosso dia é todos os dias… Todos os dias vivemos, lutamos, umas vezes perdemos outras ganhamos, mas todos os dias somos mulheres.

8/3/06 13:23  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente, desconhecia a razão da celebração e acho que a informação é útil para todos. O machismo implícito no conceito de "Dia da Mulher" fica um pouco mais atenuado. Parabéns e obrigado pelo comentário.

8/3/06 15:46  
Anonymous Anónimo said...

Boa "Silvie"! Também não tinha conhecimento do porquê da celebração do Dia Internacional da Mulher.
Mas estão a vêr, o mundo continua machista como em 1857; é que actualmente, aqui em Portugal, as operárias fabris continuam a ter que "suportar" horários de trabalho iguais aos homens recebendo cerca de metade dos ordenados que eles recebem e fazendo exactamente a mesma coisa.
Por isso, acho que é uma anormalidade e uma afronta à Mulher a celebração deste dia.
Eu não gosto e não o celebro!

8/3/06 17:51  

Enviar um comentário

<< Home