03 janeiro 2006

Porto

A primeira “viagem” vai ser bem curta: aqui mesmo ao Porto, aproveitando os seus vários significados.

  • Porto - chegada. Foi aqui que vim parar, ainda de calções curtos, sem perceber porque me tinham para cá trazido e sem desconfiar que ainda só era um ponto de passagem.
  • Porto - regresso. Durante vários anos, as férias: o regresso ansiosamente esperado e fazer saber a pouco o carinho que só os avós nos sabem dar.
  • Porto - abrigo. Até que por cá fiquei, nos arredores. E tenho ficado. Em trânsito para outros sonhos.
  • Porto - mar. O meu “ambiente” preferido: o mistério, a pujança, a abstracção, a imensidão, o esquecimento, a beleza infinita, o calor, os trópicos, a minha terra, a felicidade...
  • Porto - âncora. A minha família: o meu coração e a minha paixão, ambos nascidos na Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto. São eles a âncora que me mantém fundeado neste porto.
  • Porto – clube. Tudo azul… e branco.
  • Porto – beleza. Esta não estava prevista mas a foto assim o exige.

Kandandus

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porto...
Como disseste um dia, toda a gente vai para Gaia... para ver o Porto. É aquela cidade para onde apetece sempre regressar. Regressar ao Porto à noite, de avião e olhar para baixo é de suster a respiração e ficar emocionado. Porto - âncora. É pela família e também pelos amigos. Porto - clube. Também, em várias situações, âncora. É por ele que deixamos de fazer certas coisas, de ir a certos sítios. É também o nosso coração, a nossa emoção, os momentos de suster a respiração. E também as nossas imensas alegrias e, felizmente, poucas tristezas. Porto, és a nossa glória.
Mukinus.

4/1/06 14:11  
Anonymous Anónimo said...

Este não posso deixar de comentar:
é que, na minha humilde opinião faltou-te um outro significado, Porto - Nação.
Esta "Mui Nobre e sempre Leal Cidade" ( titulo atribuido pelo nosso Mestre de Avis), foi efectivamente quem deu nome e origem à Nação Portuguesa!pois era conhecida como a povoação de Portucale.
Para mim, "tripeira de gema", não existe cidade melhor para viver.
Claro que não sou fundamentalista ao ponto de afirmar que é a cidade mais bonita de Portugal, pois de facto, existem outras mais bonitas, com mais qualidade de vida, etc., etc.
Mas foi aqui, com esta gente franca, hospitaleira, sofredora, lutadora e sonhadora, que eu moldei a minha personalidade, da qual, modéstia à parte, até me orgulho!!!
Beijos!

4/1/06 15:08  
Blogger Fernando said...

Por isso me penitencio, até porque concordo. Mas fico feliz porque materializaste a minha intenção ao criar o blog, fomentar a troca de ideias.
Um beijo para ti, meu coração do tamanho do Porto!
Fernando

4/1/06 15:18  
Anonymous Anónimo said...

E graças a esta beleza foram muitos os que não conseguiram ficar longe e voltaram.

Muitos que me são queridos, são-no porque um dia visitaram a Invicta e aí regressaram...
Nem os nossos vizinhos Ibéricos ficam indiferentes perante a magia com que esta cidade os envolve...

6/1/06 15:38  
Anonymous Anónimo said...

O Porto é o Porto. Único no mundo, inimitável, genuíno e invejável. Porto Cale de volta!Já!!!!!!!

6/2/06 15:44  

Enviar um comentário

<< Home